A Marca Praça da Fruta

É reconhecido que o Mercado da Praça da Fruta é o mais antigo evento diário da cidade, detendo um grande potencial desencadeador de estratégias para o desenvolvimento económico e cultural da cidade. Este atrai semanalmente milhares de pessoas ao centro urbano que aí se abastecem de produtos frescos, o que proporciona também uma melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Caldas da Rainha. A maior afluência de visitantes à Praça ocorre especialmente aos sábados, durante o período da manhã.

Naturalmente, o mercado da Praça da Fruta, detém um grande potencial desencadeador de estratégias de desenvolvimento económico e cultural da cidade, sendo um dos fatores diferenciadores de identidade e que fortalece o sentimento patrimonial dos munícipes.


 

A Marca Praça da Fruta tem por objetivo potenciar o comércio tradicional do mercado da Praça da Fruta e a produção agrícola local, publicitando o que de mais fresco e saudável se pode encontrar nas Caldas da Rainha. Com a renovação da imagem de um dos ícones do centro histórico da cidade procuramos reafirmar e diferenciar a identidade coletiva do mercado, contribuindo para o desenvolvimento socio-económico da região.

A Marca Praça da Fruta tem como objetivo promover a Praça da Fruta como âncora ativade uma cidade criativa e desenvolvimento comunitário, promovendo a renovação sustentável do centro histórico, através da criação de uma Marca que una em torno de si todos os produtos e vendedores que compõem o mercado da Praça da Fruta, reafirmando a identidade coletiva.

O peso simbólico da Praça da Fruta reúne todas as características para se converter numa Marca Comercial que valorize e potencie o mercado diário e a produção agrícola local e regional. A Marca da Praça da Fruta funcionará desta forma, como uma ferramenta de marketing e comunicação que irá promover a afirmação de toda a região. A criação da Marca Praça da Fruta permitirá estimular sinergias adormecidas entre a dimensão simbólica e patrimonial do mercado diário e a excelência da produção agrícola tradicional e o artesanato local, integrando novas linguagens rurais e urbanas.

Este é um projecto do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Caldas da Rainha.
Autoria do projecto: Alexandre Cunha e Lino Romão.
Gestão de projecto: CoopCASA