Helena Loureiro

 História da pessoa

A D.ª Helena é uma produtora local que vende na Praça da Fruta desde 2010. Podemos encontrá-la no lugar nº 38 desta Praça todas as quintas e sábados.

Aos quinze anos começou a trabalhar numa fábrica, mas sempre sentiu que o ambiente fechado não era da sua natureza. Durante os anos em que trabalhou na área industrial foi a sua mãe quem manteve a banca da Praça da Fruta, tradição herdada já pelos seus avós.
Passados alguns anos, após os seus pais terem deixado de tratar das terras, a D. Helena e seu marido, decidiram então dedicar-se à agricultura como actividade principal. A venda na Praça da Fruta surge como forma de dar escoamento a algum excesso à sua agricultura de pequena escala e de manter a tradição e o contacto com esta comunidade de pequenos produtores agrícolas locais. 

D. Helena dá continuidade a uma paixão da sua família – o cuidar da terra. Foi já na época dos seus avós que a família começou a plantar os seus pomares e a preparar as terras que ainda hoje a D. Helena cultiva.

História dos seus produtos

Na sua banca, a D. Helena, gosta de apresentar produtos originais e variados. Assim, a sua banca é um espaço onde podemos encontrar produtos únicos e raros. A nível de destaque com ênfase na raridade do produto encontramos: a pêra Espinho, uma variedade local muito antiga, bem como uma variedade de Ameixa também ancestral.
Na banca da D. Helena encontramos também as
Ervilhas de Quebrar, os seus Physalis, uma grande variedade de ervas aromáticas, e também as suas estimadas flores com as quais compõe arranjos florais, com Ervilhas de Cheiro, Cravos da India, Fetos e Beijinhos de Mãe. Destaca também as suas laranjas que tem em grande quantidade e de origem local.

A sua produção é originária no Nadadouro e do Imaginário, onde a sua família tem as terras, no concelho de Caldas da Rainha.